Pages

A chuva com Núbia

Que bom é adormecer e acordar com o som dos pingos da chuva e dos pássaros cantando. Há quem diga que esses dias nublados e chuvosos são tristonhos e sem graça. Eu, particularmente, adoro, mesmo gostando muito também de sol.
Nada é melhor do que sentir uma brisa mais fresca, depois de tanto tempo derretendo de calor nessa cidade de sol intenso.
E melhor ainda é não ter que fazer nada nesses dias. Deitar, ler, dormir, etc. sem ter horários pra cumprir e coisas do gênero. Dias assim são ótimos pra relembrar, ouvir músicas que fizeram parte do seu passado, voltar a momentos importantes na sua vida, não com tristeza, mas com um sentimento feliz de ter passado por esses momentos.



A minha lembrança de hoje foi com a música Lama, da cantora Idenilde Araújo Alves da Costa, mais conhecida como Núbia Lafayete. A cantora iniciou sua carreira profissional nos anos 50 em programas de calouros, definindo-se como cantora romântica e popular, influenciando um grande número de outros grandes cantores da música popular brasileira, como Alcione, Fafá de Belém e Tânia Alves.



Vi essa música hoje no perfil de uma amiga e me fez voltar no mínimo uns 12 anos no passado, quando minha família se reunia no fim de ano pra comemorar natal e reveillon. Era só o que rolava, junto com músicas de Altemar Dutra e Agnaldo Timóteo, além do chorinho do Pixinguinha (adoro!!).


Enfim, aproveite também esses dias para se curtir um pouco e se cobrar menos. Sei que 'águas passadas não movem moinho', mas essas, com certeza, tiveram importância quando o moveu e deixaram suas marcas. O que somos hoje não é mais nada do que o reflexo do passado (minha opinião, lógico). Abraços!

My Little Toy

Acho que tinha falado para vocês que estava fazendo um Toy Art para uma disciplina da faculdade. O professor deixou a gente bem livre em relação à inspiração e aos materiais. Dessa forma, o processo foi bem simples, mas com alguns pequenos empecilhos.
A minha inspiração foi a Amy WineHouse. Já faz um tempo que gosto dela e tinha feito um desenho estilizado para fazer uma estampa de uma camiseta que ainda não rolou, bem antes mesmo de surgir esse 'boom' dos toys. Então, só fiz adaptar o desenho às minhas possibilidades (e , porque não dizer, minha força de vontade).



Como disse, tive alguns probleminhas. Primeiro: sai feito um louco atrás de uma malha fio 30 que se assemelhasse a proposta do desenho inicial, mas, juro, não encontrei. Tingir não ia rolar, então optei por comprar um tecido cor de pele. Segundo: a tinta não ficou legal no tipo de tecido que utilizei (é a vida..). Terceiro: preciso mudar de costureira. Ela realmente não respeita minhas margens de costura (#ódio). Mas, enfim, a peça saiu. Não ficou como eu queria, mas a intenção foi válida.

Eu super gosto do desenho. Pena que não posso falar o mesmo do toy. Deram a idéia de doar os toys produzidos para alguma instituição. Eu fui altamente contra. Já pensou, qual criança ia gostar de ganhar de presente um bonequinho desse?. Ela, no mínimo, ia ter uns bons pesadelos. Mas a intenção é super válida, galera. Vou tentar fazer alguma coisa mais meiga e decente para doar. Tente também, pois é uma idéia super barata, super fácil de fazer e que pode fazer feliz alguma criança humilde nesse fim de ano. Aposto que você gasta horrores com festas de confraternização e presentes para amigos. Não vai te custar nada comprar um pouco de tecido e manta acrílica. #NATALSOLIDARIO.
0

Verão + Sol + Mar = Moda Praia

A moda praia é um segmento da indústria do vestuário que vem crescendo bastante nas últimas décadas. Desde sua invenção, em 1946, pelo francês Louis Réard, o biquíni, produto mais conhecido nessa área, vem sofrendo grandes intervenções, de acordo com a época e os costumes que as caracterizaram. Essas modificações também são ocasionadas devido a grandes avanços no desenvolvimento de materiais que possibilitam maior conforto e durabilidade as peças de moda praia. Assim, diferentes fibras e maquinários surgiram, e estão surgindo, proporcionando aos consumidores uma garantia na qualidade do produto.

Um dos países que mais investe dessas inovações é o Brasil. Desde a vinda do biquíni para as ‘terras tupiniquins’, na década de 50, a industria nacional tem investido massivamente na tentativa de levar a moda do nosso país para o exterior, divulgando um pouco de nossa cultura, natureza e maneira de viver.

Hoje, o Brasil desponta no lançamento de tendências na moda praia, indo desde o tradicional biquíni, até bolsas, calçados, saídas de praia, bijuterias e etc., que complementam o look praiano. As marcas brasileiras que mais se destacam no cenário nacional e internacional são a Lenny, Água de Coco, Salinas e a Cia. Marítima, que ditam tendências em grandes semanas de moda, como a de New York, São Paulo, Milão, dentre tantas outras.

Como não poderia deixar de ser, o Ceará é um dos grandes produtores de moda praia. Sua exuberante extensão litorânea e seu clima notadamente praiano proporcionam uma maior divulgação desse tipo de vestuário, atraindo milhões de turistas em busca de diversão, sol e paisagens tipicamente brasileiras. Segundo a ABIT, ao todo, 2,3 mil empresas são voltadas ao segmento de beachwear no País e, parte delas, integram os pólos brasileiros de moda praia, como o de Itapajé (CE), Natal (RN), Salvador (BA), Brasília (DF), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ), São José (SC) e Sarandi (PR). Todos os pólos produzem, além de sungas, maiôs e biquínis, artigos relacionados ao segmento, como cangas, saídas de praia e shorts.

Aproveite o sol, tire o biquini da gaveta e curta o verão e a democratização ditada pelas tendências.Abraços

0

Desenho de Moda - Grayson Perry

Bom, foram tantos estresses, muitos rabiscos, muita dor de cabeça, mas, enfim, o semestre está acabando e minhas merecidas férias estão batendo na minha porta. Mas, antes disso, ainda faltam alguns pequenos trabalhos, como por exemplo o da disciplina de Desenho de Moda.
Foi proposto, para cada aluno, estudar um pouco sobre a vida e obra de um ilustrador. A principio achei a idéia um pouco chata, mas depois fui gostando. Eu fiquei com Grayson Perry, conhecem? Pois é, eu não conhecia nada sobre ele. Grayson, britânico, além de ter alguns trabalhos no mundo da Moda, é um ceramista de mão cheia, dando asas a sua imaginação em suas criações em cima desse material.
O artista teve uma infância meio conturbada e isso é bem visto nas ilustrações dos seus vasos, que sempre tem temas infantilizados, com uma pegada um tanto quanto erótica e perturbadora. Ele, pasmem, se travesti, adotando o nome de Claire, que seria seu alterego, mesmo tendo mulher e filha. Segundo o mesmo, essa criação tenta suprir suas emoções infantis conturbadas, depois de uma vida difícil ao lado do pai e, depois, do padrasto.


Com tudo isso em mente, tentei absorver meio que as idéias de trabalho dele e misturá-las a esse mundo feminino que ele tanto idealiza. A proposta foi trabalhar com as cores, notadamente as primárias, que são identificadas nas cerâmicas e dar um pouco de sensualidade aos looks, apostando em transparências e pequenos comprimentos. Para dar mais a cara do artista, também optei por looks mais estruturados e por croquis com imagens mais estáticas, dando a impressão de imobilidade dos vasos.



A técnica foi bem simples. Primeiramente, fiz um brainstorming com cores e estruturas que achava interessante. Depois passei isso para o papel Cason A3 com grafite e colori com aquarela e hidrocor, finalizando com a uni pin nas partes relativas às transparências. Vocês terão que me desculpar pela qualidade das imagens dos croquis, mas, como estou doente, não deu para sair e escanear, já que locais que fazem isso em A3 são bem escassos aqui perto de casa. Enfim, espero que gostem e não os confundam com Pikachus Fashions (srrsrsrsrrs). Abraços!

0

To Lee, With Love

Passando aqui rapidinho (juro que estou quase me livrando dos trabalhos da faculdades) para deixar um vídeo impressionantemente lindo que acabei de ver. Trata-se de uma homenagem da cantora Björk e do diretor da SHOWstudio, fotógrafo, web-diretor e etc. Nick Knight para o gênio Alexander MCQueen, lançado no British Fashion Award:


O vídeo tá incrível, a música, exclusivíssima, também e é de deixar qualquer um de queixo caído, bem a cara das criações do homenageado. Eu, como não sou besta nem nada, tratei logo de fazer download do curta. Sei lá, vai que tiram do ar por algum motivo banal. rsrsrsrsr =D

Boa Noite!
Back to Top