Pages

3

Moda Contemporânea

Não sei se vocês já sabem, mas tá rolando a VII Semana de Humanidades da UFC, com o titulo “Humanidades: Fronteiras em Movimento”. O evento vai até o fim da semana e tem muita coisa boa em sua programação (confira AQUI).

Pois é, recebi o convite para assistir uma palestra hoje e como tava sem fazer nada de produtivo super aceitei. E num é que eu adorei. O tema era Moda Contemporânea e o ministrante foi o Prof. José Pires (conhecido como Jops), formado em Letras e em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará.

Mas seria Moda Contemporânea ou Moda na Contemportaneidade? Quais os fatores que influenciam essa Moda? Quais os acontecimentos históricos que influenciaram e a fez chegar onde se encontra?

Enfim, todos esses questionamentos fizeram parte da apresentação do Prof., que fez uma analise histórico-sociológica da moda, desde a década de 20, marcada pela ascessão das estilistas femininas, passando pelas décadas subsequentes até chegar no momento atual, destacando sempre as principais caracteristicas desses períodos e como esses influenciaram a Moda como conhecemos.

Para ele, existem, hoje, traços que identificam a Moda "Contemporânea", a saber:

- A cultura do espetáculo, ou seja, os grandes desfiles, que entraram em ascessão na década de 90;
- O paradoxo existencial do 'Eu' e do 'Grupo', que diz respeito, em suma, como a forma de se vestir insere um individuo em determinado grupo (emos, rocks, hippies, patricinhas);
- Consumo.

Para exemplificar o primeiro traço e trazer um pouco dessa discussão para o nosso meio, o palestrante mostrou o trabalho do designer Mark Greiner, arquiteto de formação e excelente criador da 'roupa instalação', ou seja, daquela roupa que tem um grande valor artistico e que é utilizada para dar continuidade a essa cultura do espetáculo supracitada. Já conhecemos o trabalho do Mark, mas não custa nada dar mais uma olhadinha:






Juro que tinha me arrependido se não tivesse ido. A palestra foi super boa, super tranquila em termos de entendimento e tava tão interessante que eu não vi a hora passar. Precisamos muito de eventos como esse para debatermos sobre moda (estudantes, professores, leigos, e profissionais) e para rompermos com alguns preconceitos existentes em nosso meio.

Fotos: Reprodução.

3 Gostou? Comenta Aqui!:

Mayara Angel disse...

ADORO o Jops e já fui aluna dele, ele falou com muita propriedade sobre o assunto. Mas eu esperava mais, bem mais. Queria que ele tivesse se aprofundado nos elementos que fazem a moda contemporânea. Acho que teria sido bem mais interessante ainda.
^^

Leydiane Teixeira disse...

hum...não achei muito informativa naum...ele não falou nada que eu já não soubesse...n que eu saiba muiita coisa!
Mas acho válida a idéia de eventos para debater-mos sobre moda e adooro mark greiner.

. disse...

Pois é. Ele tratou de assuntos bem conhecidos entre nós estudantes da área. Mas acho isso também foi porque tinham pessoas leigas no assuntos assistindo a palestra.
Concordo que ele deveria ter aprofundado nos elementos (eu prensei que a palestra era sobre isso). Mas eu achei tão boa, tão divertida que nem senti muita falta de outras coisas.
Quem sabe da proxima ele não se aprofunda mais né.?!!!

Back to Top