Pages

Moda e Decoração: Entrelaçados pelo Design.


Vocês também concordam que fazer moda está na moda?!?! Não é de hoje que tenho esses pensamentos. Antes mesmo de entrar para o curso de Design, isso já meio que me atormentava, pois, de um lado, isso é ótimo para a divulgação da profissão e para o engrandecimento do profissional, mas, por outro, favorece para uma a criação de uma moda sem discussão, ligada vida "linda" do glamour e do sucesso. Mas é impossível negar que a moda hoje esteja ligada a diversos setores, como arquitetura, decoração, cinema, etc. E essa é uma relação de troca, porque também vemos esses outros setores influenciando demasiadamente a criação de moda.

E é nesse sentido que queria trazer para vocês um pouco dessa influência da moda na arquitetura e na decoração de casas e a fins. Essa idéia surgiu quando eu estava andando pela cidade e vi vários outdoors com propagandas de lojas de decoração trazendo algumas modelos para suas campanhas. Me fiz a pegunta: "oxe, a propaganda é da decoração da casa ou da roupa da modelo??". Isso porque moda e decoração de casas estão cada vez mais entrelaçados nessas camapanhas.

Então, resolvi pesquisar algumas coisas na internet e achei um site super bacaninhas, com imagens bem legais, com essa mesma discussão. A matéria, intitulada "A Decoração imita a Moda ou a Moda imita a Decoração?", da arquiteta Joyce Diehl, traz alguns elementos (tendências) que saem das passarelas direto para objetos decorativo, como uso couro, jeans e cartela de cores bem parecida com as que foram utilizadas por estilistas.


Essa tendência se torna mais evidente ainda com a criação de objetos de decoração com a assinatura de grandes estilistas, como é o caso da Armani Casa, Calvin Klein Home, Diesel, Fendi Casa, Zara Home, etc. Esses utilizam elementos (texturas, formas, cores) de suas criações para a criação de peças, como cortinas, cadeiras, sofás e luminárias.


E isso não acontece só com grifes internacionais não. Acabo de ver aqui uma linha que o Ronaldo Fraga fez em parceria com a Tok&Stok, seguindo os passos de Alexandre Herchcovitch e Amir Slama.


Falando nisso, vale super apena conferir o mega evento de decoração e design que está acontecendo na cidade. A Casa Cor desse ano, com o tema "Felicidade - sua casa, sua vida , mais sustentável e feliz", vai até o dia 30 de novembro e traz inovações riquíssimas ligadas ao eco-design. Uma ótima oportunidade para buscar inspirações e para ver o que se tem de mais novo no mercado decorativo.



Serviço:
Onde: Av. Barão de Studart, 2917.
Quando: de 20 de out. a 30 de nov.
R$: 30,00 (inteira) e 15,00 (meia). Menores de 10 anos não pagam.

Espero que essa pequena pesquisa posa ajudá-l@s a começar um debate relacionado ao tema e que sirva de inspiração no seu processo criativo. Abraços e até logo.

Fonte:

1 Gostou? Comenta Aqui!:

Look Book estilosas disse...

Que lindos,amei a cadeira!
bj
Jane

Back to Top