Pages

40

EMOS: Suas Origens, Concepções, Ideais e Estilo de Vida*




CULTURA EMO: SURGIMENTO

De acordo com Helal (2010), a criação dos diversos grupos juvenis sofreu grande aumento no final do século XX, em conseqüência da fragmentação cultural, o que possibilitou o surgimento de grupos ligados por idéias, causas e comportamento, sendo uma maneira dos adolescentes representarem seu estilo, vivenciando o pertencimento de grupo. O mesmo autor defende a idéia de que o aparecimento de tribos urbanas está relacionado a uma alternativa diante daqueles grupos formais existentes na sociedade (família, igreja, etc.), uma vez que esses deixam de representar o modo de vida do mundo em que vivemos atualmente.

É nesse contexto de modificações na nossa estrutura social que aparecem os Emos, abreviação da expressão em inglês Emotional Hardcore, que foi dado ao estilo musical influenciado pelo Punk. A música Emo surgiu na década de 80, em Wahington DC, misturando o som pesado com letras românticas e introspectivas, tratando de temas como brigas entre namorados, conflitos familiares e revolta contra o sistema político vigente. Dentre as bandas que participaram da criação desse estilo, podemos citar a Rites of Spring, Embrace e 7 Seconds and Scream que tinham um som parecido com o Punk, mais com um ritmo mais leve e, como citado anteriormente, com letras mais introspectivas. (SIMÃO, 2008)

Segundo Nogueira (2008), o surgimento da tribo Emo é uma conseqüência assistida depois da Segunda Guerra Mundial, assim como vários outros grupos. Esses tentavam, através da música, mostrar toda sua indignação diante do horror trazido pelo regime em que se encontravam. A mesma autora trata do surgimento da cultura Emo como a fusão do jeito de ser rebelde dos Punks do final dos anos 70 com o Indie Rock, característico dos anos 60, que expressava uma maneira mais comportada.

Com o passar do tempo, houve algumas modificações na estrutura principal que guiava o estilo de música Emocore. Abandona-se a batida pesada e o som grosseiro do Punk e adota-se de uma vez por todas a estética mais suave, mais melodramática, com letra e tom musical bem romântico. (SIMÃO, 2008)

É com essas fusões de estilos e modos de ser que o Emocore chega ao Brasil, provocando nos grupos juvenis uma identificação frente ao comportamento e o modo de vestir dos jovens norte-americanos, não sendo, portanto, modificado nenhum de seus padrões originais para se enquadrar na cultura brasileira. Algumas bandas de destaque no cenário brasileiro são a Fresno, uma das primeiras a adotar essa nova estética, e a NX Zero. (NOGUEIRA, 2008)

CONCEPÇÕES, IDEAIS, SEXUALIDADE

A segmentação Emocore preconiza e pratica a tolerância sexual. Muitos emos afirmam que o estilo de vida se assemelha à sexualidade, pois preferem não inibir suas emoções e seus desejos sexuais. A maioria emocore é bissexual, acreditando na “dispersão do amor” justificada pela idéia conceitual de que não se distingue homens, mulheres e suas opções sexuais.

Segundo Regina de Assis, doutora em Educação, formada pela Universidade Columbia, a tolerância é o traço de comportamento que distingue os emos de outros jovens. Essa tolerância se reflete na sexualidade, visto que existe uma flexibilidade em relação a esse tema, pois homens e mulheres se relacionam entre si, ocorrendo relações entre o sexo oposto e entre o mesmo sexo.

A cultura emo defende a liberdade de expressão, opondo-se a qualquer tipo de preconceito. Essa livre expressividade emocional é visualizada pelos carinhos e demonstrações afetivas em público, no qual garotos e garotas se beijam e se abraçam como forma de expor seus sentimentos, evitando formas qualquer de repressão.

A “tribo” dos emos se define como um grupo extremamente emocional e que prefere expor ao invés de reprimir. A intensidade de seus sentimentos é vista de maneira preconceituosa por algumas pessoas que não compreendem essa segmentação social. A luta contra o preconceito é uma das características importantes dos emos, visto que esses são atingidos por porções sociais que os excludem.

Os principais pontos de discussões a respeitos dos Emos é a identidade, preconceito e relações grupais. Segundo Leni (1989), é no contexto grupal que cada pessoa se identifica com outra e ao mesmo tempo diferencia-se de cada uma dela, isso porque mesmo fazendo parte de um determinado grupo, cada pessoa tem sua personalidade, o que é único em cada individuo.

A definição grupal de cada indivíduo também se dá por características comuns ao dos outros membros. Dessa maneira, a identidade da vazão à organização da realidade vivida pelos indivíduos participantes do grupo, o que torna o convívio quase familiar.

Os Emos transparecem suas crenças, concepções e pensamentos de maneiras simbólicas e com poucas expressões verbais. O que mostra o que realmente são os emos são suas roupas, estilo musical, uma certa estranheza de comportamento, que muitas vezes os levam a auto exclusão.

A mídia é algo que vem ajudando os Emos a se “libertar” até certo ponto do preconceito. A peculiaridade das roupas, grandes franjas coloridas, que cobrem os rostos, o uso de acessórios, a maquiagem também era alvo do preconceito e perseguição onde quer que eles se encontrassem, principalmente nas escolas, já que a maioria dos adeptos desse grupo são adolescentes.


Esse preconceito contra os Emos é definido como emofobia. Algumas características psicológica dessa tribo urbana também da vazão para o preconceito, como, por exemplo, o exagero de carinho e sensibilidade demonstrados pelos membros do grupo do mesmo sexo é sofre questionamentos. Por exemplo, é comum que meninos e meninas se beijem na boca aos se cumprimentarem ou tristeza demasiada por um assunto banal contidiano, tal como uma menina acordar chorando como percebe que sua coruja de pelúcia caiu embaixo da cama enquanto ela dormia. Por isso, os Emos são definidos por outras tribos como homossexuais. (FEITAS, 2010)

Os Emos tem ideais admiráveis que deveriam ser seguidos. Eles tem verdadeira repulsão por pessoas violentas, qualquer tipo de agressão física é altamente reprovada por eles. Os Emos parecem lutar sem armas por um mundo sem violência. O fato de eles não economizarem nas demonstrações públicas de carinho e o de serem pacíficos à intolerância de outras tribos os tornam alvos fáceis da intolerância. Eles pregam a tolerância em todos os sentidos, inclusive na opção sexual. Os Emos costumam dizer não às drogas e ao álcool, embora isso não seja uma regra. Por causa dos desestímulos e rejeição social por grande parte das pessoas os Emos expressão suas opiniões através daquela que se tornou o principal meio de disseminação dessa cultura, a Internet. Com seus blogs, fotoblogs, diários on-line, redes sociais, como o Orkut, e outras que fizeram o preconceito reduzir um pouco e os tornassem a “onda de momento”, ou seja, ser Emo está na moda.

ESTILO EMO E MODA

O estilo emo expõe a identidade dos membros dessa segmentação social. A maneira de se vestir expressa o humor, os ideais e a emotividade. A moda é interpretada por quem a vê, gerando diferentes opiniões e tendências, que são características da tribo dos emos, vistos que esses se vestem de maneira específica e com peças que os classificam e que os separam de uma grande porção da sociedade.

O emocore usa camisetas com estampas infantis, com caveiras, com símbolos de suas bandas preferidas, com estrelas, poás, listras e xadrez. As calças são de corte tipo skinny, das clássicas pretas e brancas as cores chamativas, fortes, gritantes. Os acessórios, como cintos, bonés e bolsas apresentam tachas ou rebites, os sapatos tipo all-star são uma característica forte dos emos, muitas vezes usados com cadarços coloridos, seus colares ou pulseiras são inspirados em personagens em quadrinhos como Wilma Flinstones. É importante destacar que cores neutras ou coloridas são usadas de acordo com o estado emocional dessa tribo estudada.

A maquiagem é utilizada de uma maneira extremista, os olhos são fortemente marcados por lápis de olho, delineador preto, rímel, sombras escuras. A boca e a pele são maquiadas neutramente. Os cabelos, normalmente pretos e lisos, apresentam franjas dispostas lateralmente, cobrindo um dos olhos.

O preconceito atinge o grupo dos emos, visto que eles apresentam caracterizações específicas, que não agradam a todos. A maneira de se vestir, o modo comportamental, as idéias e as opções sexuais, muitas vezes não compreendidas pela sociedade, os dispõem em um nicho excludente.


*Trabalho apresentado para a disciplina de Antropologia da Moda. Autores: Carpgiany Santos, Nara Martins, Pedro Oliveira e Roberta Kelvia

Imagens: Reprodução

40 Gostou? Comenta Aqui!:

Edimara disse...

gostei do seu site pois ele é bem específico entrei aqui para fazer u trabalho de escola e de certo pois oq eu precizava eu achei aqui!

Jorge Clésio disse...

Que porcaria é essa na foto em cima?

marcos ribovski disse...

Ola sou marcos,da cultura emo eu não tenho nada,mas descobri esse estilo e me apaixonei,parabens a essa galera.um abraço.

Anônimo disse...

I'm not sure why but this weblog is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I'll check back later and see if the problem still exists.


Feel free to visit my website online backup review
My weblog ... best online backup service

Anônimo disse...


Thanks meant for delivering like well put together content.
i SUCK i KNOW

Anônimo disse...

mto bom mesmo

Anônimo disse...

orgulho de ser uma emo..quem tiver preconceito foda_se

Anônimo disse...

Nao to nen ai se me critica pq eu vou falar oeu quero ser um emo e e site. conta verdade pq eu vou ser um dia emo. vc ai q falou q issi e memtira pois e verdade pq e sim ta mi critique

Anônimo disse...

gostei bastante deste site fiquei marradona mesmo por este estilo emo amo mesmo :) <3

Anônimo disse...

Sou emo e nao sou gay parabens vc acredita nos emos nao gays na maioria dos sites falam que somos todos gays qual emo concorda

Anônimo disse...

é uma merda

Emmy disse...

sou emo me orgulho disso

shirley disse...

gostei muito, peguei o tema emo pra fazer um trabalho escolar e achei interessante, nao sabia oq era mais procurei saber e vi a verdadeira realidade de vida dos emos

Anônimo disse...

Gostei bastante, o texto está bem claro e direto, além de dispor de bastante material para outros trabalhos. Parabéns ;)

Unknown disse...

GOSTEII.... EU ADORO O ESTILO E EU DOU OS PARABENS PRA VCS AMEI ESSA MATERIA OBG

Anônimo disse...

Vixi o texto explica que os emos não gostam de violência, mas pelos comentários achei alguns emos nervosinhos por aqui. Rsrsrs

Anne , emoxita disse...

Whats ?

Emmy disse...

Sou emo tenho 17 anos fico com garotos e garotas não to nem ai pra opinião d pessoas hipócritas , whats chama la 67 92278884

Anônimo disse...

Aqui diz que emos são contra a violência, mas é só ligar a tv e ver no Cidade Alerta E Datena o caso do filho emo que matou a mãe e a esquartejou, por causa de drogas, ele o amigo e a namorada, todos os três são emos.
Usam drogas e são violentos, tudo contrário ao que diz o relatório.




Anônimo disse...

Emos são lindos e são bysexuas quem quiser... Posso ser emo girl sem ser lésbica... Fodam-se os preconceituosos... Amei a matéria

Anônimo disse...

Muito boa a página, me esclareceu muito.

Unknown disse...

Gostei agora entendo obgd

Tifhany Andreyna disse...

Agora entendo perfeitamente, Obrigada, acho muito lindo o estilo deles sem nenhu preconceito. :)

Unknown disse...

Solta o raio também? ?

Unknown disse...

Solta o raio também? ?

Anônimo disse...

ainda n sou uma Emo mas esse estilo de vida me deixa encantada porque ,muita gente julga pelos modos de se vestirem e muitas das vezes porque são diferentes... muita gente acha q por se vestirem de uma forma mais rebelde as pessoas acham q eles sao pessoas violentas mas o interessante é q isso é bem ao contrario do q eles são, eles são pessoas sentimentais e isso pra mim é atrativo, so tenho 13 anos de idade e principalmente por isso da vontade de ser um Emo apesar de n ter uma idade específica pra fazer isso , vou tentar neh kkkkkk

Unknown disse...

Meu querido amigo, no site esta apenas citando a maioria. Com seus principais ideiais de vida anti-violencia. Obvio que acontecem casos assim, mas nem todo emo faz isso. Alem do mais se um caso definisse toda uma tribo, o mundo INTEIRO seria de assassinos, drogados, mal criado. Bjs, orgulho emo

Unknown disse...

Meu querido amigo, no site esta apenas citando a maioria. Com seus principais ideiais de vida anti-violencia. Obvio que acontecem casos assim, mas nem todo emo faz isso. Alem do mais se um caso definisse toda uma tribo, o mundo INTEIRO seria de assassinos, drogados, mal criado. Bjs, orgulho emo

Unknown disse...

Bacana, já vi muitos sites falando absurdos sobre o estilo emo, e esse eu gostei, mencionou vários pontos da tribo, sem julgamentos, enfim, adorei. Parabéns! ><

Anônimo disse...

Gostei! /o 6º parágrafo do segundo titulo, que achei nada ver com meu estilo, por que eu sou agressivo a ponto de arregaçar a pessoa se for preiso, tenho pavio curto, esse pode ser um lado meio funckeiro meu.. :P. Acho que tenho muitos lado em meu ser. ><

Pyter disse...

Gostei muito desse site,

Pyter disse...

Gostei muito desse site,

Anônimo disse...

Modinhas e.e

Unknown disse...

Que bom que vc tem outra visão de nós emos,obrigado por esclarecer as coisas sobre nós.

Anônimo disse...

Gostei muito sobre o que falaram sobre os emos e me indentico claro tem uns comentários absurdos acho que são invejosos e covardes e tbm me orgulho de ser emo e não seus otários eu não uso drogas e não bebo seus babacas ✌��

Unknown disse...

Sou emo e tenho MT orgulho disso

Grupo Beleza pop disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grupo Beleza pop disse...

Nos anos 2000 na minha turma tinha uma colega que era emo. Ela refletia quase tudo que foi dito. Sofria preconceito, mas era uma pessoa super do bem. Outro dia desses me bati com ela em uma rede social da vida...

mctele disse...

find out here replica bags in delhi you can try these out 7a replica bags philippines Dolabuy Gucci replica bags louis vuitton

sisan disse...

look at these guys r0q45o8q40 buy replica bags 7a replica bags replica bags paypal you could look here t0h54x1k94 replica bags chicago replica bags and watches gucci replica handbags i0y35p2v91 replica bags prada

Back to Top