Pages

0

Para Compreender o Design


Como já havia falado aqui, muita coisa mudou de uns tempos pra cá. Uma das principais foi minha mudança de faculdade. Pois é, o semestre já começou e ele veio trazendo consigo uma série de outras tarefas: estágio, monitoria, grupo de estudo e afins. Espero, sinceramente, que eu sobreviva ao Design de Moda da UFC.
Bom, uma das principais disciplinas desse primeiro semestre e que, no meu mero entender, é o alicerce de todo o estudo do novo curso, se chama Fundametos do Design. Nessa, nós iremos conhecer a história da profissão, tanto no cenário mundial como no Brasil, e trabalhar no sentido de entender melhor os conceitos da mesma. Assim, elementos, princípios, formas e cores farão parte dessa jornada de estudo, que tem tudo pra ser bem produtiva.
Pra começar, gostaria de indicar pra vocês alguns livros da bibliografia passada pela minha professora. Eles abordam, como supracitei, desde a origem do Design até os elementos que constitui.

Uma Introdução à História do Design - Rafael Cardoso


Trata básicamente sobre a história da profissão e sua inserção na nossa sociedade.

Princípios de Forma e Desenho - Wucius Wong


O livro é uma ótima dica para quem deseja ter um conhecimento básico sobre os fundamentos do desenho e sobre a construção das formas.

Sintaxe da Linguagem Visual - Donis A. Dondis


A obra sintetiza os elementos básicos da comunicação visual.

Da Cor a Cor Inexistente - Israel Pedrosa


O título despensa qualquer tipo de comentário.

Universo da Cor - Israel Pedrosa


Aborda os princípios básicos da Cor, sua classificação, as características e a percepção humana sobre elas

Estão vendo como meu semestre já está animadíssimo??!! Já peguei boa parte desses livros e já estou debulhando-os. Confesso que a temática me atraia bastante. Acho que é demasiadamente importante para os profissionais de Design, sejam eles gráficos, de moda, de ambiente, etc., conhecer sobre sua origem e sobre os elementos básicos que regem a profissão. Para os que gostaram das dicas, boa leitura. Abraços.

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top