Pages

0

Tricotando


Bom dia meus querid@s. Bom dia, boa segunda e um ótimo ano novo. Sim, isso mesmo, ano novo. Para muitas pessoas hoje o ano começa de verdade. Não vou mentir, também estou nessa vibe. Hoje ponho minha vida em dia, juro!

E nada melhor do que começar o ano falando de tendência, não acham?! Pois é, estava aqui olhando alguns posts antigos e vi que tinha comentado sobre a grande utilização do tricô na Semana de Moda de São Paulo. Peças desse material brilharam mesmo na passarela, dando até um ar nostálgico aos looks. Nostálgico, pois esse material, pelo menos pra mim, remete aos carinhos e cuidados da vovó. Quem nunca viu um cachecol, um sapatinho de criança ou um gorro feito de tricô por uma avó coruja que atire a primeira pedra.


À esqueda, Pufes feitos com lã produzida organicamente.

Comecei a refletir aqui e vi que sabia pouco sobre o assunto. Resolvi pesquisar um pouco e ver algumas imagens. A técnica de entrelaçar os fios provavelmente nasceu no Egito, sendo utilizados ossos ou madeira para fazer a construção do tecido. Ela foi se aperfeiçoando, chegando aos ingleses, que passaram a desenvolver peças com agulhas e fios de lã para se protegerem do frio no inverno.

Lucas Nascimento, o príncipe do tricô brasileiro

Hoje, e como pode ser visto na SPFW, a técnica de tricotar vem ganhando várias novas tecnologias, dando um ar mais 'modernoso' às peças, sendo que os fios utilizando podem ainda ser de lã ou outras fibras têxteis mais frias. O grande destaque, tanto na SPFW como na Fashion Rio, nesse aspecto foi o jovem estilista Lucas Nascimento, filho de mãe tricoteira e 'discípulo' de Sid Bryan, grande nome do tricô em Londres.

Lucas Nascimento (Fashion Rio 2011)

Seu trabalho, apresentado no Rio, está basicamente ligada à confecção de tricô com uma aparência de feltro, que por vezes recebe até um brilho acetinado. Sua técnica mistura fios estrangeiros e brasileiros que são manipulados em uma trabalho chamado de intarsia, que tem como objetivo criar desenhos (nesse caso, modelagens) de cores multiplas. Já em São Paulo ele apresentou sua coleção feita para a Ghetz, famosa grife de tricô de luxo brasileira. Novamente, ele, juntamente com o diretor criativo Giovanni Bianco, mostraram que com muito estudo e aplicação de novas tecnologias o tricô pode nos dar peças para além dos somente cachecois, suéters, mantas e afins, podendo ser utilizado também em looks de verão.

Ghetz Por Lucas Nascimento - SPFW 2011

Até que essas peças mais tecnológicas cheguem aos nossos armários, podemos usar e abusar do bom e velho tricô da vovó. Outra possibilidade super bacana é você tentar aprender a técnica e desenvolver suas próprias peças. Me falaram que é uma terapia. Só o que rola na internet são vídeos (tipo tutoriais), ensinando como proceder com a técnica milenar do tricô. Ouse! Abraços

Fonte: ffw.com.br

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top