Pages

2

O Casaco de Marx: roupa, memória, dor.


Poucos são os livros de caracter científico capazes de prender realmente nossa atenção de nos fazer ler, ler e ler sem parar. Essa função, pelo menos para mim, ficou para os livros para-didáticos. Mas, graças ao meu bom Deus, toda regra tem sua excessão e casos de livros didáticos agradáveis também são super possíveis.

Reparem no estado de conservação do livro da biblioteca da universidade (risos)

Um deles é o Casaco de Marx - roupas, memória, dor, de Peter Stallybras. Comecei a leitura dele hoje a tarde e não consigo parar. Já estou quase 'nos finalmente'. A obra é super interessante, abordado a função que a roupa desempenha na nossa sociedade. Para tanto, o autor faz, na primeira parte do livro, uma análise minuciosa a respeito do poder que a roupa tem de nos identificar. Todos nós já passamos (ou iremos passar) por momentos nos quais lembramos de pessoas especiais ao ver uma peça de roupa ou um acessório. Isso é identificado pelo autor, principalmente, quando um ente querido morre, deixando em seu guarda-roupa não só simplesmente peças de vestuário, mas sim uma série de recordações, cheiros e experiências.

É incrível os exemplos que o autor utiliza ao longo do texto que nos fazem refletir sobre a utilização da indumentária e como essa pode nos identificar. Na segunda parte do livro, Peter faz uma analise da vida de Marx e de seu casaco ao longo da escrita da sua grande obra O Capital. Com isso, ele tem a pretensão de nos fazer pensar melhor sobre as coisas que utilizamos, sobre o que elas carregam de nós (nossas memórias) e, por fim, sobre o que elas representam como mercadoria.

Então, aqui fica a dica para você que quer ampliar seu leque de conhecimento a respeito das roupas. Leiam o Casaco de Marx e entendam que o que vestimos representa muito mais do que estamos acostumados a ver e ouvir por ai. Quem tiver interessado e não tiver grana pra comprar o livro, fica aqui também o link para fazer o download. Ou seja, você não tem mais desculpas para não conhecer essa incrível obra. Leia!

2 Gostou? Comenta Aqui!:

Regina disse...

comprei o livro e posso dizer que é ótimo,muito bom gosto de sua parte.

Rejane Schmidt disse...

Tirei xerox da pasta da professora, lemos e fizemos um debate, o qual me ajudou a entender o que era o Casaco de Marx.Todos nós da sala nos apaixonamos pela leitura,nos traz a reflexao do nosso comportamento diário.
Depois desta leitura com certeza passamos a ter uma postura e um olhar diferente para o materialismo,sem com isto deixar de aproveitarmos o bom da vida.

Back to Top