Pages

0

Toy Art (Amu demais.....)




TOY ART (por Por BruNêra)


Se tem uma coisa que os japoneses sabem fazer muito bem é criar bons motivos para você gastar todo o seu suado dinheirinho, tudo que é inventado naquelas bandas acaba invariavelmente se ramificando para mangás, animes, cosplays, roupas, travesseiros, jogos, filmes, livros e acessórios sexuais. De todas essa parafernália indispensável e extremamente inútil algo me atrai como uma colegial de saia curta atrai um tarado. Estou falando dos Toy art.




Em 1998 um artista chamado Michael Lau decidiu que seus antigos bonecos Falcon que estavam largados no fundo da gaveta deveriam servir pra alguma coisa. Com isso em mente ele começou customiza-los com correntes, roupas e pinturas dando um estilo Hip Hop pros bonecos cabeludos. Em sua primeira exposição eles causaram furor criando assim a emergente forma de arte que hoje nós conhecemos como Toy Art. Michael Lau criou 101 bonecos customizados e hoje eles valem fortunas nas mãos dos colecionadores mais ferrenhos.




Os Toys podem ser definidos como pinturas em três dimensões. Não os chamaria de esculturas pois eles normalmente representam uma forma de arte mais contemporânea, urbana, pop, indie ou qualquer outro nome cult que vocês quiserem dar. Quando se pensa em esculturas normalmente nos vêm a mente imagens mais acadêmicas como o famoso David de Michelangelo ou algo do estilo. Se eu tivesse que nomear um equivalente as esculturas na nossa adorada cultura pop definitivamente seriam as Action Figures.

Os Toys são mais descontraídos, mais psicodélicos e representam a Pop Culture em todas as suas facetas. Eles podem ser inspirados em filmes, HQs, livros, graffite, games ou simplesmente converter em três dimensões o traço de algum artista 2D, as possibilidades são infinitas, tanto que alguns Toys totalmente em branco são vendidos para que você possa pintar o seu próprio toy exclusivo com seu traço e estilo.

Assim como as Action Figures, os Toys também podem ser colecionados e comercializados nas mais variadas formas, desde a venda simples toma lá da cá, até as chamadas Blind Box, elas são caixas fechadas que cada estúdio vende por um preço único, quem compra não sabe o que tem dentro e tem que contar com a sorte pois dentro pode vir um boneco raro e muito valioso, ou um boneco comum e as vezes até repetido dependendo da coleção do comprador.




Além do mitológico Michael Lau existem hoje dezenas de estúdios famosos por todo o mundo, dentre os estúdios japoneses se destacam o Bounty Hunter, Medicom e Secret Base, aqui nesse link tem mais uma porrada de links para outros estúdios legais, por enquanto fiquem com essas galeria ai em cima como aperitivo.



Fonte: http://www.nerdssomosnozes.com/2009/05/nipost-04-toy-art.html

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top