Pages

0

Moda + Design + Sustentabilidade = Monttainai Design


Como já era sabido, o Designer Jum Nakao esteve aqui em Fortaleza (e ainda está, se não me engano), para ministrar alguns cursos e também falar um pouco de sua experiência com a Monttainai Design. Monttainai é um palavra originada do budismo e está ligada a utilização responsável de nossos recursos naturais, sem desperdiçá-lo, aplicando os três R's do consumo sustentável: Reciclar, Re-utilizar, Reduzir. E foi justamente sobre isso que o Jum veio falar.


Iniciando a palestra, que, aliás, foi super agradável e relaxante, o Designer falou da importância do profissional trabalhar como uma ferramenta de troca com a sociedade, servindo-a em prol do bem comum e entendendo seu contexto sócio-cultural. A partir daí, também agir aproveitando ao máximo os recursos que nos são disponíveis. Como ele mesmo diz, "porque jogamos a casca do limão fora depois de fazer uma limonada?". Porque não encontramos meios para se trabalhar com essa casca e fazer com que ela venha a contribuir para o nosso bem estar? Essa ação está refletida diante de um mundo onde a efemeridade das coisas é cada vez maior, onde objetos, roupas ou não, são cada vez mais comprados e jogados fora. Compramos por comprar, pelo apelo midiático, pela necessidade de mostrar que temos poder aquisitivo para isso e aquilo.



Jum falou de sua experiência na Holanda, visitando e acompanhando o trabalho de vários artistas que lidam com essa mesma problemática e propõem mudanças na nossa forma de utilizar determinados bens. Através de imagens, ele nos vez viajar por um mundo onde as oportunidades não são desperdiçadas. Lugar onde objetos antigos são reutilizados em vez de serem jogados no lixo. Lugar onde pedaços de madeira, antes jogados fora pela indústria, são utilizados para construir objetos com uma nova roupagem. Enfim, um lugar onde se pensa e se põe em prática os conceitos do Design Sustentável.

A maioria dos trabalhos exibidos pelo Jum são confeccionados por artistas da própria Holanda, país que nem sofre tanto com as mazelas da poluição e do desperdício, mas que arregaça as mangas na luta por um Design mais agradável para o meio ambiente.

The Artist Has To Live Like Everybody Else (O Artista Tem que Viver Como Todo o Mundo), palavras que encerraram a palestra

Foi uma experiência incrível, onde novas janelas de possibilidades foram mostradas para se trabalhar com o Eco-Design. Pra mim, não adianta apenas teorizar sobre o assunto e fingir que está se produzindo moda sustentável apenas criando um vestido de jornal, uma pulseira de garrafas pet ou uma eco-bag que só será exposta, sem condições de uso. Design Sustentável é muito diferente disso tudo: é você propor mudanças que possam realmente ser utilizadas e que venham a mudar um contexto social. Sei, vocês devem está pensando: "ele sonha demais", "isso tudo é muito caro", "isso não tem viabilidade". Enfim, mas são esses pensamentos, advindos de uma pequena parcela da população, que podem salvar o planeta e que possibilitará uma harmonia entre o homem, seus atos de consumo e o meio ambiente. #reflita

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top