Pages

0

Kathatine Hamnett: A Papisa da Moda Eco/Ética


Muito provavelmente vocês já ouviram falar de muitos nomes importantes ligados à sustentabilidade e a moda. Um deles, muito badalado aqui pelo Brasil, é o conhecidíssimo Oskar Metsavaht, designer da Osklen, marca que esta se destacando no mercado pela suas pesquisas com fibras orgânicas e recicladas. Além disso, a grife também trabalha associada com algumas cooperativas, que garantem a produção de suas peças e, conseqüentemente, o desenvolvimento de pequenas comunidades.
Mas... e sobre a Katharine Hamnett, você sabe alguma coisa? Se não, vamos lá!!

"Você pode ganhar milhões como estilista, mas esses milhões são feitos porque você está permitindo o abuso e a exploração das pessoas e do meio ambiente"

Hamnet é considerada uma das maiores militantes quando o assunto é moda e sustentabilidade, sendo ganhadora do prêmio de estilista do ano do British Fashion Council em 1984. Um dos trabalhos mais marcantes dela vem sendo a criação de camisas com slogans contendo mensagens que chamem a atenção para questões relacionadas ao HIV/AIDS e a guerra no Iraque.

A designer começou seu trabalho nessa campo com pesquisas sobre os impactos do algodão convencional, tendo ficada super chocada ao saber os efeitos dos pesticidas utilizados nas plantações, tanto para o meio ambiente como para os homens e mulheres envolvidos no plantio. Isso aconteceu na década de 1990, quando pesquisas do tipo eram super escassas e quando não se acreditava muito no poder de pensamentos como os dela. Tanto que muitos de seus feitos nesse período foram financiados por ela mesma, o que a levou uma quase falência.


Mas, com todo esforço e militância, ela vem conseguindo chamar a atenção pública, trabalhando com fibras orgânicas (algodão e canhâmo) e com estampas também com padrões éticos de produção, possuindo umas das maiores coleções Eco/Éticas que existem, todas fabricadas em indústrias que seguem rígidos padrões de qualidade/sustentabilidade. Tanto que ela, em 2006, foi chamada para produzir coleções nesses padrões para a Tesco, uma grande rede de lojas populares. Com essa ação, que foi uma grande desafio para Katharine, ela conseguiu desmistificar a idéia de que roupas ecologicamente corretas só são produzidas em pequena escala e que não há demanda para esse tipo de produção, não sendo financeiramente viável (visto que o custo com os processos de fabricação são mais elevados). Suas coleções fizeram muito sucesso e continuam servindo de inspiração para jovens aspirantes a produção de moda eco/ética/sustentável.


Para saber mais sobre a vida e também sobre o trabalho da estilista militante, basta acessar o seu website, que contem sua biografia, as campanhas que ela vem executando e muitas outras informações. (www.katharinehamnett.com). Ah, outra super dica: no youtube exitem vários outros vídeos interessantes sobre o trabalho dela. Não deixem de ver.

Fonte: EcoChic - Matilda Lee.

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top