Pages

0

Espartilho: uma vestimenta?



O que o espartilho representa pra você? Uma mera peça do vestuário feminino?
Pois é, muitas pessoas ainda não pararam para pensar o que essa vestimenta trouxe para a vida das mulheres do século XIX, mas toda hora é hora para refletir um pouco.
Vamos lá. Socialmente falando, será que o espartilho significou alguma coisa?
Com certeza! Naquela época, dominada pelo preconceito e desrespeito para com as mulheres, nada melhor do que uma ferramenta para reprimí-las e prendê-las. veja um, pouco da história:

O Espartilho ou Corset surgiu por volta do século XVI, e tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no início do século XX quando foi inventado o sutiã. No início dos anos 80 alguns estilistas trouxeram de volta à moda peças que antes tinham sido relegadas ao fetiche e dentre elas estava o Espartilho. Esse revival não durou muito, em 1990 apenas poucos espartilhos apareciam em coleções de estilistas famosos. Do século XVI para cá os espartilhos mudaram bastante. No início eram feitos com tecidos pesadamente engomados, hoje usados em tapeçaria e reforçados com junco e cordas engomadas. Atualmente temos peças muito mais leves, feitas com barbatanas ortopédicas. No Brasil o Espartilho voltou a ter destaque na moda em 2004 quando uma jovem estilista conhecida como Madame Sher lançou a primeira grife especializada em espartilhos para redução de cintura. No site da marca existe uma longa matéria sobre a História do Espartilho. Existem vários tipos de espartilhos para todos os gostos, seja para usar debaixo de alguma roupa, seja para usá-lo sozinho apenas. Também pode ser usado como um apelo sexual. (ESPARTILHO, 2009).

Pois é, uma peça super feminina, até bonita (no meu ponto de vista), mas que representou, e representa, a legitimação do patriarcalismo e do machismo, onde a mulher deve ser reclusa, rebaixada ao poder e as ordens de sua familia e de, lógico, seu marido.



ESPARTILHO, WIKIPÉDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Espartilho. Acesso em 24 de julho de 2009.

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top