Pages

0

O assunto agora é.. MODELAGEM!



Com essa explosão da moda e todo o glamour existente em torno da profissão de estilista, tem se dado pouquíssimo valor ao trabalho de um agente muito importante no processo de confecção das roupas: o modelista. Esse profissional, talvez multifacetado, tem a função de compreender o que o designer propôs nos croquis e interpretar isso, tanto no papel como no próprio tecido.

A modelagem, se bem feita, deixa a peça com um aspecto muito mais bonito, além de proporcionar, ao consumidor, um maior conforto. Grandes estilistas, hoje, são conhecidíssimos pelo excelente trabalho executado quando da modelagem de seus looks, tais como Valentino, Calvin Klein, dentre outras marcar mundialmente conhecidas.

Por ser um trabalho um pouco complicado e dispendioso, o processo de modelagem tem sido renegado a segundo plano nas grandes empresas, deixando o modelista totalmente a mercê do reconhecimento do próprio estilista. Isso também foi causado devido o advento de grandes máquinas que reconstroem os moldes através de programas computadorizados, como o AUDACES. Mas não sei, acho que as peças ganham muito mais a cara do estilista quando trabalhadas manualmente por esse e pelo seu companheiro modelista. É lógico que isso não é possível nas grandes empresas, que trabalham num ritmo acelerando, produzindo milhares de peças por dia. Mas em um ateliê acho muito mais charmoso e chick um trabalho quase que artesanal, de Haute Couture mesmo.

Se você se interessa por essa área pode procurar os cursos oferecidos pelo SENAC, SENAI, etc... eles lhe darão um suporte muito bom, desde modelagem plana até modelagem em malharia, com moda praia.

Abraços!

(Fonte ilustação: http://taniahanauer.blogspot.com/)

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top