Pages

3

Consumo? Consumismo? Oneomania? Socorrrroooo!


Se você é daquelas pessoas que não podem ter um problema, uma ansiedade, uma dorzinha de cabeça, (enfim.. qualquer coisa) e correm para um shopping "para aliviar suas tensões" pode ter certeza, ou você está ou está prestes a ter Oneomania. Não sabe o que isso? Pois é, mais uma doença moderna. Oneomania, que atingi principalmente as mulheres, é a compulsão pela compra, é o comprar por comprar, sendo que sempre após uma compra fútil a pessoa fica super down, super arrependida. Ou seja, o prazer acontece somente no ato da compra.
Infelizmente isso está acontecendo (e muito!) em nosso meio, sendo que vários podem ser os fatores, tais como influencia da mídia, pela indústria predatória, enfim... por "N" fatores.
Aposto que você deve está se perguntando: - Meu deus, será que eu tenho isso??!! Exitem alguns sintomas básicos nessa doença e altamente fáceis de se indentificar, tais como:

  • Gastar mais do que o salário permite;
  • Vai à loja para comprar um determinado artigo de e acaba saindo com outros;
  • Tem em casa peças de roupas ainda com etiqueta e muitas vezes acaba nunca usando-as;
  • Não resiste a uma promoção embora não esteja precisando do produto ofertado;
  • Sente um enorme prazer com o ato da compra e depois é tomado por um sentimento de culpa;
  • Costuma mentir sobre o que compra, quando compra, quanto gastou, pois tem sempre alguém dizendo que está gastando demais;
  • Muitas vezes tenta controlar seus gastos, diminuir as compras, mas não consegue, se sente frustrada e incapaz de lidar com essa situação.
Muitos ignoram essa doença, pois pensam que é coisa de gente "fresca", que é uma besteira. Mas, pelo contrário, a doença é grave e precisa, em alguns casos, de acompanhamento psicológico.
Então, para um "tikin" e pense como são suas formas de consumo. Será que você precisa comprar uma roupa nova toda semana? Será que o seu guarda-roupa não está lotado demais, com peças até não utilizadas?
Reflita.
Agora, se você tem as características acima expostas, controle-se, peça ajuda!

A propósito, temos um filme que exemplifica bem essa patologia dos nossos tempos. Quem já assistiu "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"? Pois é, o longa trata de uma 'louca', que compra compulsiva mente apenas por comprar, sem nenhum motivo óbvio. Assista-o e reflita um pouco sobre, vale a pena.

Veja o trailer do filme (ainda por cima é bem engraçadim!!)


3 Gostou? Comenta Aqui!:

JS disse...

Olá Pedrin a foto não é minha, foi "roubada" da net!

Um abraço*

. disse...

Ah... blz...
Achei ela ótima e representa muito bem o que quis tratar no post.
"roubei tmb"

Abração.
Adoro seu blog. bj!

yanmaneee disse...
Back to Top