Pages

3

Concurso dos Novos Talentos: 2º Dia


O segundo dia de Concurso dos Novos foi repleto de boas surpresas. Os estudantes novamente mostraram que se dedicaram realmente aos seus projetos, apresentando produtos de alta qualidade de alto valor criativo. Vamos às análises individuais.
A primeira a desfilar nesse dia foi Faculdades Nordeste (FANOR), com o tema 'Areias que inspiram sonhos'. Em se tratando de homenagear o Ceará, nada melhor do que inspirar-se em nossas praias e em nossa faixa linorânea, não é?! Dessa temática, imaginamos dunas, movimentos causados pelo vento, coqueiros e afins. Deu até vontade de tomar uma água de coco na beira do mar.


Deixando a brincadeira de lado, a coleção trouxe tecidos leves e acetinados, saias amplas e, principalmente, estruturadas, plissados, corsets, num trabalho de Hand Made bem bacana. Na cartela de cores, o bege predominou, mas teve a presença dos alaranjados e muito colorido num trabalho que lembrou aqueles tapetes do interior feitos com retalhos de malha.

O segundo desfile foi da Faculdade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o tema "Impulsos Orgânicos". Uma coisa é certa: esse arrancou o suspiro da galera que estava na platéia. Tudo estava muito perfeito, desde a make até o sapato das modelos (acho que foi umas das únicas equipes que se preocupou em fazer um sapato tão caracterizado com o tema proposto).


Fora isso, looks, que mais pareciam pedaços de pântanos por cima das modelos, deram uma dramaticidade muito boa para a apresentação. E, detalhe, praticamente toda a coleção foi desenvolvida com restos de algodão que sobram e que vão para o descarte da indústria da moda, conhecido como mata borrão. Tudo impecavelmente trabalhado, com um mix de cores que lembravam estampas florais, recortes bem elaborados e algumas looks com espaços vazados.

O terceiro desfile da noite merece um grande reconhecimento. Talvés nem um outro tenha sido tão perfeccionista em termos de modelagem e montagem bem executadas. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) mostrou que criação sem modelagem não é quase nada.


Com criações simples, mas muito bem feitas, os estudantes deixaram o ar do concurso menos teatral e com uma tendência mais forte para o lado comercial. Nada de looks com estruturas de ferro ou com materiais não utilizáveis (no quesito ergonomia), mas sim peças leves, com recortes que porporcionaram um bom caimento junto ao corpo. O tema do desfile era "Novas portas para Guernica", em alusão a tela de Pablo Picasso. Daí, tira-se a linda cartela de cores, com a predominância do preto, vermelho, azul e cinza, e as chaves utilizadas como acessórios nas peças apresentadas. Detalhe também para os zípers a mostra (bem grandes e geralmente nas costas) e para o plástico, substituindo tecidos como a organza e o chiffon.

O último desfile foi o da Faculdade Católica do Ceará (FCC) e atraiu um legião de fãs para dentro da sala de apresentação. Com o tema "Mulheres Cabaças", a instituição mostrou que realmente investe nos talentos do seus criadores.

Diferentemente dos outros trabalhos mostrados, creio eu, os estudantes optaram por deixar o hand made de lado e usaram muitos recursos mais 'elaborados', como, por exemplo, a técnica de corte a lazer para faze uma espécie de macro-renda em algumas peças. Juro que prefiro o hand made, mas não posso mentir e dizer que não gostei do desfile. Em síntese, a coleção foi muito bem pensada, com elementos de estilo super bem trabalhados e com uma execução impecável. A trilha sonora foi super animadora (ao som de Dog Days Are over) e a make estava bem forte. Na cartela de cores, presença forte do off-white, do marrom e do dourado, com, inclusive, aplicação de pedraria dessa cor.

A disputa está ótima, não acham?! Amanhã, quase no encerramento do evento, saberemos que será a grande equipe vencedora desse ano. Mas uma vez, PARABÉNS a todas. Também com esses desfiles, vimos que trabalhar sob a óptica da sustentabilidade e com artesanato dá super certo, basta a gente quebrar os velhos paradigmas que impõem a moda realizada fora do Brasil (e, com isso, fora de nossa cultura) como a mais bonita e interessante. Digo e repito: valorizemos o que é nosso. Abraços!

3 Gostou? Comenta Aqui!:

Luciana Bouth disse...

A observação é... sobre o desfile da FCC, a instituição não investe nos trabalhos dos alunos mas apoiam com a estrutura (o que não foi o caso dos meninos já que eles aprenderam a fazer aquela trama e tudo foi feito por eles em madrugadas e fins de semana já que todos precisam trabalhar o dia todo, afim de minimizar os custos, tudo é muitoo handmade mesmo!). O trabalhos apresentados pelos alunos da FCC são frutos de investimento de empresas que acreditam no trabalho dos estudantes e do próprio bolso. Vida de estudante nunca é fácil... Deve-se saber!;)

. disse...

Luciana,
quando eu falo em investimento não quer dizer necessáriamente financeiro, sabia? Investimento também é acreditar no projeto, é apoiar, é dar incentivo emocional, é direcionar o caminho para conseguir patrocinio, é está presente na plantéia prestigiando o evento... Enfim, investir denota muitas outras facetas além de dinheiro. Todas as equipes, com certeza, passaram noites a fio trabalhando para conseguir executar suas peças. Creio que não deve-se encarar como uma crtica o fato da não utilização do 'hand made'. Mas você há de concordar comigo que técnica a lazzer é diferente de uma trabalho de patchwork ou crochê, não acha??
Enfim, o trabalho da FCC estava incrível. Eu só ressaltei uma forma diferenciada que os estudantes usaram. Eu já estudei na Católica e sei como é a realidade da galera. Muitos, não todos, suam mesmo a camisa pra realizar um bom trabalho. Deve-se, tirar o chapéu para eles, com certeza. =D

Luciana Bouth disse...

Pedro... apoio o que você disse, quis resaltar que o trabalho e a condição dos meninos não foi diferente dos outros só isso. Entendi o que voc~e quis dizer fiquei em dúvida só sob a forma que as pessoas iriam interpretar isso, na dúvida, melhor esclarecer!Também só quis resaltar que a trama da palha não veio pronta, eles tiveram que tramar no formato na modelagem o que não foi fácil e foi handmade, concordo que laser e patchwork são técnicas distintas. Em tempo adoro seu blog, sua visão sobre as coisas enfim! Entre meus favoritos desde já! Um Beijo Grande e que hoje vença a moda cearense, mercado para o qual estamos nos preparando para ingressar! SUCESSO!

Back to Top