Pages

0

O Trabalho por trás das Etiquetas*


Aposto que muit@s de vocês ainda não pararam para pensar de onde saem as roupas utilizadas por você. Pare agora mesmo e veja a etiqueta da sua blusa, do seu short, calça e afins. E aí, de onde eles saíram? Foram feitos aqui no Brasil ou em algum lugar escondido nos confins do continente asiático?


Essa discussão não é nada nova, mas ainda hoje desperta a atenção de muitos desavisados. Muitos trabalhadores (homens e, principalmente, mulheres) são explorados a cada segundo nas indústrias têxteis ao redor do mundo. As mulheres e as crianças, sem dúvida, são as maiores vítimas desse descaso, devido às péssimas condições de trabalho e os abusos sexuais sofridos pelos patrões.
Esse debate tem muito pano pra manga e abre espaço para discussão de vários outros temas importantes, como desigualdade de gênero, políticas trabalhistas, etc. Mas, por enquanto, quero que vocês apenas dêem uma olhada no trailer do documentário China Blue, dirigido por Micha Peled e lançado em 2005 . Nele, uma jovem trabalhadora de uma fábrica de jeans compartilha seu dia-a-dia e sua luta para conseguir seis centavos por hora de trabalho. Depois de assisti-lo, tenho certeza que seu padrão de consumo irá sofrer alguma alteração, nem que seja a menor possível.


Aproveite a página do youtube e assista o documentário por completo. Ele não é muito longo. Dá super de boa para vocês verem. Depois de vê-lo, a gente pode trocar mais idéias sobre isso, ok?! Boa segunda-feira!

*O trabalho por trás das etiquetas é um dos títulos do livro Eco Chic: o guia de moda ética para a consumidora consciente, da jornalista inglesa Matilda Lee.

0 Gostou? Comenta Aqui!:

Back to Top