Pages

O que é essa tal de Modelagem



Nos ultimos dias, tenho me interessado bastante nessa palavrinha mágica: Modelagem.
Mas algumas pessoas ainda não têm ideia do que ela possa significar. Entonces, yo resolvi colcoar aqui algumas definições básicas, desde seu conceito mais abrangente, ata a área que realmente me interessa, a modelagem na industria do vestuário.

A começar por modelagem tridimensional. O que diacho é isso? Pois bem, segundo o site Wikipédia, Modelagem tridimensional (também conhecido como modelagem 3D) é uma área da Computação gráfica, que tem como objetivo a geração de entidades em três dimensões, geração de cenas estáticas (renderização), imagens em movimento (animação), com ou sem interatividade. É basicamente a criação de formas, objetos, personagens, cenários. Para elaboração são utilizadas ferramentas computacionais avançadas e direcionadas para este tipo de tarefa. Existem diversos profissionais habilitados na área. Atualmente os programas mais utilizados são: 3ds Max, Blender, Cinema 4D, Maya, ZBrush, entre outros.

VocÊs devem está se perguntando: - Sim, o que é que isto tem haver como vestuário? Pois é, essa definição, mesmo tecnicista e ligada a computação, dá para abrir mais nossa mente para visualizarmos o que seria a modelagem tridimensional de roupas. Trata-se da elaboração da peça, utilizando um moulage para isso. Primeiramente, são cortadas telas de acordo com a peça que vai ser produzida e, após isso, elas são postas sobre o moulage ser regulada as pences, e os detalhes do look. Depois que isso estiver feito, os moldes são retirados, ajustados, e recortados, retirando as sobras de tecido. Nas confecções, esses moldes são repassados para o papel, para posterior risco em demais tecidos. Já nos ateliês, esses moldes, feitos em algodão cru, são passados para um outro tecido, o qual já será o do próprio look.

um outro tipo de modelagem, já citado por mim nesse blog, é a modelagem básica, feita no papel kraft. Essa, pra mim, é mais demorada e não tem a qualidade da primeira, tendo em vista que nesta os ajustes são feitos no próprio moulage e naquela, para o ajustamento, é necessário que se faça um outro desenho (arebaba)

Achei um site com umas apostilas super interessantes para que gosta do assunto. Vejam:
http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/a/aa/Modelagem.pdf - Apostila I

http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/6/68/Modelagem2.pdf - Apostila II

1 Gostou? Comenta Aqui!:

Anônimo disse...

Hey blog muito bom! Homem .. Lindo .. Amazing .. Vou favorito seu blog e ter os feeds também ...

Back to Top