Pages

Muito Prazer, Eu sou o Designer

Bom, a correria está grande e o tempo está curto, mas nada que me faça deixar o blog muito tempo sem novidades.
Estou agora mesmo, estudando para uma prova e me veio a idéia de compartilhar um pouco do conhecimento que estou adquirindo. A disciplina é Introdução ao Design de Moda e a proposta dela é conhecer um pouco como se estrutura a profissão e qual a função desse profissional no mercado de trabalho.

Não sei vocês, mas já passei pela seguinte situação: uma pessoa me pergunta o que eu estudo. Então eu respondo que é Design de Moda. Ela complementa: Ah, estilismo, não é?. Pois é, mas, para quem não sabe, existe uma certa (grande) diferença entre os dois profissionais.


O Designer é o profissional que trabalha essencialmente com um projeto. Ele é responsável pelo planejamento e/ou concepção de um projeto, pelo desenho industrial ou de produto e pela programação visual do projeto. Esse profissional está ancorado nas teorias da Gestalt (que tratam das percepções visuais), da psicodinâmicaa das cores (construção de sentido/motivação), dos elementos do design e Técnicas de composição e, finalmente, da grande Semiótica ( que estuda os signos e seus significados).

Esse profissional é responsável também pelo estudo da cadeia produtiva (em confecções, calçados, móveis, etc), respondendo pela pesquisa de novos produtos, considerando as características naturais, químicas e físicas do produto, de acordo com as necessidades do mercado. Dessa forma, ele se concentra sobre a harmonia entre o estilo e a função do produto, recomendando materiais, cores, perfil e composição.


O Designer está, ainda, ligado a manipulação de percepções humanas, provocando impressões, emoções, sensações e reações. Ele é basicamente a materialização de uma idéia. Diferentemente do Estilista, que é da área da criação e transforma informações sobre comportamento, tecnologia e tendência em coleções de produtos, adaptadas às condições técnicas da empresa em que atua e ao mercado que atende.

Ajudei ou compliquei mais ainda a compreensão entre as duas profissões? Qualquer dúvida, se eu puder ajudar (claro), fique a vontade para questionar ou me pedir para acrescentar mais algumas informações no post. Abraços!

Fonte: Apostila de Introdução ao Design de Moda (Professor Ascânio W. Abrantes de Carvalho) - Curso de Design de Moda da Faculdade Católica do Céará. 2010.
Fontos: REPRODUÇÃO

1 Gostou? Comenta Aqui!:

Vera Lins disse...

Ajudou e muito, Pedro! Talvez, agora muitas pessoas da UFC irão entender porque fui contra a mudança do nome do curso de Estilismo e Moda para Design de Moda.
O nome design se encaixa perfeitamente para os cursos técnicos de moda. O curso de moda da UFC é mais abrangente e não visa somente formar designers, mas estilistas também, ou seja, quem é estilista é criador e designer...
Entenderam???????? Não!! Procurem o Ascânio que ele lhes farão compreender estas sútis diferenças...
Bjs

Back to Top