Pages

"...Seios Fartos, Filhos Fortes..."

Bom. Falar de grandes personalidades internacionais da moda é super fácil. A bibliografia é super extensa. Mas, e sobre nossas personalidades, aquelas que tiveram grande importância para nós, mas não conseguiram uma grande ascensão mundial?

Pois é, as referências são poucas. Porém a vontade de conhecê-las é bem maior do que essa barreira. Então, decidi dedicar algumas horas do meu dia para procurar saber mais sobre super mulheres que contribuíram para o fortalecimento e para a divulgação da moda no Brasil. Vamos lá??!

Madame Rosita


Considerada a grande diva da alta costura brasileira, Rosa de Libman nasceu no Uruguai, mas veio para o Brasil, onde se estabeleceu e fundou sua marca. Consquistou o mercado mundial com seu trabalho com pele de animais e sua alfaiataria requintada. Ganhou vários prêmios e foi a primeira mulher a integrar a "Chambre Sindicale de la Haute Couture Française". Conheça mais um pouco do trabalho dela clicando AQUI.

Zuzu Angel


Brasileira 'arretada', Zuzu nasceu em Curtuvelo, mudou-se para Belo Horizonte, Bahia e foi parar no Rio de Janeiro, onde viveu até sua morte. Essa mistura proporcionou à ela um grande enriquecimento, o que favoreceu na criação de looks com a cara do Brasil. Foi pioneira ao adentrar a moda noirte-americana em um momento em que a as produções européias eram super valorizadas e as latino-americanas eram consideradas vulgares e sem conteúdo. Mas, para mim, o grande ensinamento que Zuzu viria a deixar para a moda e para as mulheres brasileiras era que elas não deveriam cruzar os braços, deveriam correr atrás do seus sonhos. Foi super bacana seu trabalho de valorização da arte e do folclore brasileiro. Há que se destacar seu papel na luta política em que seu filho (Stuart Angel) estava inserido. Enfim, poucas serão as palavras para descrever a importância dela para a moda de nosso país.

D. Mena Fiala.


A decana da moda desse país, Philomena Pagani Serelle (1908-2001) sempre se preocupou em divulgar a moda brasileira e em valorizar a mã-de-obra daqui. Desde muito cedo dedicou-se aos trabalhos com vestuário, primeiramente junto com a família e, depois, a frete da casa Canadá, loja de peles mais renomada do país, onde iria trabalhar por 35 anos. Inovou ao fazer apresentações com modelos vivos e fazer prévias de suas coleções para a imprensa, a exemplo dos costumes franceses. Saiba mais sobre ela AQUI.

Depois continuarei minhas pesquisas e falarei sobre mais personalidades brasileiras importantes para o fortalecimento de nossa moda. Por enquanto é isso. Abraços!

Fonte: UolModaBRasil

1 Gostou? Comenta Aqui!:

Unknown disse...

Oi, eu sou o designer da eterna Mena, adorei ver meus desenho em seu blog. Eu escrevi e postei mais da exposição e da D.Mena!!! bjs e mais sucesso!!! meu endereço é https://www.facebook.com/media/set/?set=a.542021832481680.148582.100000216035116&type=1

Back to Top